terça-feira, 7 de julho de 2009

Aos rancores dos monarchicos não responderemos com a pena de Talião

Um discurso que Bernardino Machado proferira num comício em Viseu, merecia relevo na edição treze, de 29 de Junho. No jornal seguinte, uma breve anunciava comício republicano também na Lousã:
"No proximo domingo terá logar no grande salão do sr. Bernardino Lopes Padilha, proximo da estação um comicio promovido pelo Centro Ramada Curto, de Coimbra, em que usarão da palavra além do nosso illustre conterraneo sr. dr. Fernandes Costa, que tão considerado é entre nós pelo seu muito saber, os grandes propagandistas da ideia republicana os srs:
Dr. Malva do Valle, Dr. Julio da Fonseca, Ramada Curto, José Cardoso, Julio Gonçalves, Pestana Junior, Carneiro Franco, Mario Malheiros e Floro Henriques, constando-nos á ultima hora que virá o sr. Dr. Bernardino Machado.
Este comicio que trará á Louzã mais de 400 pessoas, entre as quaes a maior parte virá por aproveitar o comboio especial a preços baratissimos, para apreciar as suas bellezas ha-de forçosamente ficar bem gravado na memoria de todos pela ordem como veem sendo feitos os comicios d'esta natureza".
O ênfase na "ordem" sabia a pedido aos lousanenses. Aos republicanos de nada interessavam tumultos, sendo estes o pior que lhes podia acontecer, dando pretextos de bandeja aos seus detractores, que assim e com facilidade poderiam anunciar ao povo pacato ou monarquia ou barafunda.
Bernardino Machado já em Viseu repisara a tecla da ordem, de um partido republicano pacificador:
"O partido republicano é hoje a unica força pacificadora da nação, porque é o unico partido que se apoia nos dictames da razão publica (…) Suceda, porem, o que suceder, aos embustes, ás degradações, ás violências e aos rancores dos monarchicos não responderemos com a pena de Talião".
O partido republicano queria-se da tolerância, e sinal disso o facto de, no dito comício de Viseu até se terem tolerado vivas à monarquia "em contraste com o que succede fóra das assembleias republicanas onde os vivas á Republica são declarados subversivos".
Terminando, Bernardino Machado "pediu que lá fora mantivessem todos a mesma ordem que tinha reinado naquella assembleia".

Sem comentários:

Enviar um comentário