sexta-feira, 24 de julho de 2009

O elemento clerical reaccionario

O número 16, de 24 de Julho de 1909, abria com a transcrição de um artigo publicado no jornal "A Lanterna", e que tratava dos jesuítas (Nota 13). Eis a justificação do recurso à "Lanterna", e para este assunto específico:
"A actividade em que ultimamente tem entrado o elemento clerical reaccionario, para dominar no paiz e reconquistar o poderio, de absoluta supremacia que teve em eras passadas, pede um trabalho persistente e seguro de todos os liberaes, para conjurar o tenebroso perigo que ameaça a sociedade portugueza.
Uma recente publicação, A Lanterna, considera e bem, que para uma acção de luta contra esse perigo, contra o ultramontanismo, se torna necessario divulgar, tornar conhecida a organisação da tenebrosa seita. E dá n'esse capitulo, notas bem curiosas e que pelo muito interesse que teem, aqui archivamos em transcripção". (Nota 14)

Nota 13 — "A Lanterna" era um opúsculo semanal de inquérito à vida religiosa e eclesiástica portuguesa, e tinha como director o jornalista Avelino de Almeida.

Sem comentários:

Enviar um comentário